segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Minha História de vida escolar

Meu nome é Gisele, nasci em Jequié, tenho 22 anos e estou cursando o VIII Semestre de Pedagogia na UESB. Minha 1ª escola seguia uma linha tradicional de ensino, lá me alfabetizei e permaneci até a 4ª serié primária. As aulas eram expositivas e as avaliações eram provas objetivas que aconteciam no final de cada unidade, um por cada disciplina, tudo era muito fragmentado. Porém apesar de saber hoje, que aquele não era o modelo ideal de educação, devo reconhecer que tudo que aprendi lá foi de extremo valor para minha formação pessoal, os valores que me forma passados pela minha família eram reforçados na escol, isso contribuiu para formação do meu caráter, de forma muito positiva.
A partir da 5ª serie fui estudar em uma escola pública e tive sérios problemas de adaptação, a escola também era tradicional, os professores davam aulas de forma mecânica, me recordo de fazer muitas cópias sem o menor sentido, quanto à avaliação fazíamos provas, seminários, resumos. Nosso único objetivo era somar pontos para alcançar à média. Devo destacar que a estrutura da escola parecia um presídio. No segundo grau, após a reforma da escola, surgiram professores mais dedicados e competentes que mostravam domínio do conteúdo, e interagiam com os alunos, faziam até atividades lúdicas, com a ajuda deste me preparei para o vestibular, gosto da área de humanas e entre as opções que tive escolhi pedagogia.
Passei no 1º vestibular e ao chegar à Universidade me deparei com um mundo novo que aos poucos foi se desmistificando, teorias e praticas sonhos e realidade, são tantos dilemas. Estou no último semestre, prestes a encaram o desafio do 2º estagio, espero que a primeira experiência, o estagio em educação infantil juntamente com os conhecimentos adquiridos no curso, me ajude a vencer esse novo desafio com o comprometimento, a responsabilidade, a responsabilidade e o amor que um profissional de educação deve ter.

4 comentários:

Blog de Socorro disse...

Oi Gisele,

Tô gostando de suas reflexões. Só que a cada momento que eu ia lendo, ia ficando mais curiosa. Vou destacar alguns pontos que gostaria que vc aprofundasse:
* Refleita com mais profundidade a sua alfabetização. Como era a metodologia? Como vcx aprendeu a ler? Fale sobre a sua profesora, como se dava a gestão da classe?
Vc destaca que apesar da escola ser tradicinal, a questão dos valores foi fundamental na sua formação. Que valores são esses? Vc sente falta deles hoje?
Vc não fala muito sobre o seu 2º grau. Vc fez que curso? Por que escolheu? Como eram as auals? Sua relação com os colegas?
Vc também destaca a sua imersão na Universidade e fala superficialmente dos dilemas. Que dilemas são esses? Quas as lacunas do curso? Quais as potencialidades?

Sugestão: Depois de revisar o texto, divida ele em umas três postagens e publique.
bom trabalho.

Socorro Cabral

janusia aquino disse...

uauuuuuuuuuuu!!!!!!!!
todo mundo refletindo sobre seu processo escolar,isto nos faz recordar de tantas coisas de nossas relaçoes escolares, do modo como aprendemos aler e escrever... enfim com certeza o mundo educacional é cheio de dilemas...
boa sorte e que Deus nos ajude nesta nova etapa....
MÃOS À OBRA PROFESSORA!!!!!!!KKK

Blog de Socorro disse...

Senti falta da incorporação no seu texto de minhas observações. O que houve?

Zosézito disse...

Estou a escrever a historia da minha vida. estou deseperado dado que não sei como ligar o texto,
procurando ajuda na NET deparei-me com as observações aqui registadas e gostei parabêns.
jluis