quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Minha história de vida

Retomando minha história de vida, devo confessar que a falta de profundidade nas reflexões sobre minha alfabetização, se deve ao fato de não me recordar de detalhes necessários para uma análise mais crítica, visto que eu tinha apenas 5 anos de idade. Porém reafirmo que os métodos de ensino eram tradicionais, professora trabalhando com ba-be-bi-bo-bu e cobríamos letras pontilhadas, o ensino partia das partes para o todo. Quanto aos valores citados anteriormente refiro-me a valores morais, éticos, religiosos e de cidadania, os quais são reforçados no curso de pedagogia através de disciplinas como sociologia, filosofia e etc. Sinto falta apenas de vê-los sendo colocados na prática pelas pessoas e até pelos profissionais de educação .
No que se referi ao meu 2º grau, fiz o curso de formação Geral pois me dava um rol de opções profissionais maior que o magistério e nessa época ainda não sabia que curso universitário iria fazer. No meu 2º grau as aulas eram dinâmicas e a minha relação com os professores e colegas era de parceria, isso me ajudou a encarar a nova fase “a universidade”. Ao falar dos dilemas refiro-me as dúvidas quanto as vantagens e desvantagens de ser pedagoga, ao choque entre a educação real e a ideal, entre outros. No curso refletimos sobre o próprio curso e enxergamos suas falhas, a separação entre teoria e prática e a má elaboração do currículo são as mais prejudiciais. Acredito que a potencialidade do curso está na formação pessoal e humanitária do indivíduo que no decorrer do curso se torna mais consciente do seu papel social.

Nenhum comentário: